" ... os sistemas educacionais dos países ocidentais continuam a ser conduzidos sob o
contexto e diretrizes da filosofia grega, que se apega à importância da lógica verbal. A aquisição informal de habilidades motoras ou a destreza tem sempre sido considerada inferior ao aprendizado verbal, dando como conseqüência que o aprendizado da linguagem formal tem sido apreciado como a única e verdadeira forma de aprendizado, prejudicando-se, assim, no ocidente, a importância do aprendizado de habilidades.
contexto e diretrizes da filosofia grega, que se apega à importância da lógica verbal. A aquisição informal de habilidades motoras ou a destreza tem sempre sido considerada inferior ao aprendizado verbal, dando como conseqüência que o aprendizado da linguagem formal tem sido apreciado como a única e verdadeira forma de aprendizado, prejudicando-se, assim, no ocidente, a importância do aprendizado de habilidades.
Para concluir, mais adiante, que
o aprendizado, na cultura japonesa, está baseado num conceito muito diferente de conhecimento, em oposição ao utilizado na educação ocidental. Assume-se que o aprendizado envolve a obtenção de algum tipo de “insight” em relação ao objeto, matéria ou atividade que desafia a identificação objetiva. Os ofícios e habilidades tradicionais, as artes marciais, a música, o arranjo de flores, a literatura e o crescimento pessoal são todos vistos como possuindo um potencial de interagir, um processo que conduz o indivíduo a uma maior experiência consciente, e com maior sensibilidade ao mundo e ao universo."
Extraído do livro (mestrado) de Duarte Júnior que a professora Denise Nagem passou em um dos seus trabalhos para turma.
Duarte Jr., J. F. O Sentido dos Sentidos: a Educação (do) Sensível. Curitiba/ PR - Criar Edições.
Duarte Jr., J. F. O Sentido dos Sentidos: a Educação (do) Sensível. Curitiba/ PR - Criar Edições.
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