Seguidores

sábado, 25 de maio de 2013

APRESENTAÇÃO DA MONOGRAFIA DA PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM  ARTETERAPIA NA CLÍNICA POMAR PG-12

"Arteterapia e o herói de mil faces: um estudo do campo simbólico do mito de Moisés."


      É com grande satisfação retorno aos blogs. A monografia tomou meu tempo, minha rotina e minha vida...

         Olhando ela já produzida hoje, vejo que uma parte poderia ter sido explicada melhor, porém os conteúdos estavam novos, sendo apreendidos... Quando produzir o livro esses conteúdos serão mergulhados da melhor forma.

    Me dediquei muito a esta monografia e considero muito bom seu resultado. As falas de Angela Philippini e Eliane Nunes introduziram muito bem o valor e dedicação da minha monografia, trabalho acadêmico tão importante! A apresentação fluiu e tive um retorno muito bom do público que assistiu.

A monografia vai mergulhar na mitologia de Moisés, comparando suas etapas a jornada do herói, descrito por Campbell, a jornada da meia idade explicado por Jung e outros autores junguianos, passando por todo processo de individuação e fechará com dois grandes artistas plásticos que plasmaram Moisés em sua subjetividade: Frida Kahlo e Michelangelo. Mostrando a todo tempo como a arteterapia trabalha com a contação de histórias e como seu simbolismo é importante e precisa ser mergulhado num contexto terapêutico, pois as histórias e as imagens arquetípicas, repletas de conteúdos psíquicos do inconsciente estão sempre presentes na fala e na produção plástico do cliente.

Gerei a minha monografia por 7 a 8 meses e vi bem de pertinho a gestação da monografia da minha grande amiga Lídia de Jesus, do qual fez um belo trabalho. Indico para aqueles que tem interesse no feminino e seus desdobramentos.

Da minha turma algumas monografias até a presente data, já estão disponíveis do site, na ordem que foram entregues, acredito que outras assim que forem fechadas entrarão também.


"A flor da pele: pigmentos para colorir corpo e alma" - Márcia Regina Costa Lima

"Arteterapia e ciclos: construindo uma aposentadoria" - Eloisa de Jesus Santos
"Feminino, Silêncio e Arteterapia" - Lidia Barbosa de Jesus 

"Arteterapia e o herói de mil faces: um estudo do campo simbólico do mito de Moisés." - Roberta Burlamaque Souza Brito 



Abaixo está disponibilizado o link de algumas monografias das doze turmas de pós graduação que passaram pela Pomar:


      Espero que gostem desta jornada psíquica tão completa!!! Beijos




Nenhum comentário:

Postar um comentário